2 de fev. de 2009

Morfo...logia




Todo aluno, ao ingressar em um curso da saúde, se depara com a disciplina de Morfologia Humana, antes conhecida como Anatomia. Antes de tudo, de virar o estômago com os cadáveres, merguhar nos atlas caros e complicados, tentar decorar e entender nomenclaturas anatômicas, todo aluno precisa entender o objeto de estudo da Morfologia Humana. E pela própria origem da palavra, Morfologia Humana estuda as formas do corpo humano.
Fisioterapeutas, médicos, professores de Educação Física, enfermeiros, enfim... todos profissionais da saúde devem entender as formas do corpo, suas funções, seus sistemas, e sua complexa rede de interações entre os órgãos.
Mas o ser humano possui sua morfo, ou forma, perfeita. Todos os órgãos localizados no perfeito lugar, com sua determinada função e formando todo corpo numa harmonia perfeita. Sua constituição física é uma maravilha da natureza e uma perfeição da criação. Não é à toa que Deus, ao criar o Homem, "viu que era bom". Ele se alegrou e colocou toda sabedoria em nossa forma e estrutura. E mesmo aqueles que possuem disfunções, "defeitos físicos", problemas orgânicos, são privilegiados com o dom da vida, pois só um milagre para manter um corpo interagindo em perfeito funcionamento diante de tudo que ele recebe como agressão ou interação para a vida.
Mais do que isso, fomos criados à imagem e semelhança de Deus, ou seja, fomos formados para resplandecer Deus através de nossas vidas e corpos. Somos capazes, como imagem de Deus, de poder transmitir amor e beleza ao próximo, formar comunidades de relacionamentos íntegros, e manter comunhão com o Criador. Sendo Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, podemos participar desse relacionamento de amor em harmonia, e em semelhança com o Criador, unirmo-nos a Ele.
Enfim, nossa forma humana mostra-nos como somos especiais para Deus, podendo viver mesmo uma pessoa distinta da outra fisicamente, mas mantendo comunhão com Deus pela nossa posição como filhos.
E ainda, quando formos desqualificados pela sociedade, podermos saber que não há referencial de beleza para Deus, mas que Ele olha nossas intenções, nossos propósitos mais puros e a beleza que pertence em nosso interior como formado à imagem e semelhança de nosso Criador. Deus nos ama como somos. Os seres humanos não são definidos por suas limitações, e sim pelas intenções que Deus tem para elas; não pelo que parecem ser, mas por tudo que significa ser criado à sua imagem.
Que Deus abençoe cada pessoa que ingressou nessa aventura de conhecimento do corpo humano, pois assim, conheceremos mais do Homem, e muito mais das maravilhas de Deus.

Nenhum comentário: