24 de ago. de 2009

Texto 2: Tudo coopera para nosso bem

Pensando nessa passagem conhecida da Bíblia (Romanos 8:28) “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”, fez-me refletir sobre alguns pontos conflitantes que tenho. Primeiro, será que temos que pensar como os teólogos fundamentalistas, ou os gregos estóicos, de que tudo que acontece conosco é da vontade de Deus e de sua soberania? Assim, nossa doença, nossas injustiças, a violência, são todos planos de Deus para atingir seus propósitos.
Ou podemos pensar ainda como alguns teólogos da chamada teologia aberta “radical”, ou os gregos epicureus, de que Deus nos criou e foi embora, deixando ao homem toda responsabilidade, sem a intervenção divina.
Como então conciliar esses dois lados da moeda com o versículo 8.28 de Romanos?
Acreditava logo na minha conversão, há mais de 10 anos, de que Deus tinha o controle de tudo e devíamos aceitar tudo segundo a sua vontade e interesses, quase que dando graças às nossas doenças, injustiças e desgraças. Mas agora penso um pouco diferente. Acredito que Deus permite tudo que acontece conosco, sendo Soberano para isso, em permitir ou não, e que o mais importante é como reagimos diante desses problemas. Se tivermos uma expectativa e esperança em Deus, Ele pega esse problema, essa injustiça, essa doença, e opera em nós, para amadurecermos, nos fortalecermos, também sermos consoladores de outras pessoas e participantes dos sofrimentos de Cristo, para quando Cristo se manifestar, também nos manifestarmos com sua Glória.
Deus está a espera de o buscarmos em todo sofrimento a fim Dele reverter o mal em bem, aperfeiçoando nosso caráter ao de Cristo, e esse sofrimento cooperar para nosso crescimento. Não que seja Ele o autor do sofrimento, da injustiça, da violência, muito pelo contrário, isso nós somos responsáveis, e devemos lutar pela paz, pela justiça, pela plena saúde, mas Deus não deixa que nada vença seus propósitos eternos, em termos uma fé relacional, em confiança Nele e Ele nos mostrando o caminho a seguir ao seu lado.
Contudo, sabemos que no fim, tudo passará e todo mal será deixado de lado para estarmos eternamente com o Criador, podendo enxergar que, para aqueles que amaram e confiaram em Deus, tudo cooperou para o bem.
Deus abençoe suas vidas.

Nenhum comentário: