O apóstolo João talvez tenha sido a pessoa com maior autoridade para falar do amor de Jesus, afinal, ele era o discípulo amado, o mais próximo de Jesus enquanto esteve na terra.
Por isso, em suas cartas, ele deixou algo precioso que nos ensinam sobre salvação, vida cristã e igreja.
Na primeira carta de João, capítulo 3, há ensinos preciosos. Vejamos:
1-Qual a principal mensagem que recebeu de Cristo? R: Que amemos uns aos outros. (v.11).
2- Como sabemos se temos a vida eterna, e passamos da morte para a vida? R: Quando amamos nossos irmãos (v.14).
3- Quando conhecemos o verdadeiro amor? R: Quando entendemos que Cristo deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos (v.16).
4- Quando amamos de verdade? R: Quando não amamos de palavra ou de língua, mas por obra e em verdade (v.19).
5- Qual é o mandamento maior de Cristo? R: Que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento (v.23).
Assim, podemos crer que temos a vida eterna e seu Espírito está ligado ao nosso quando não cremos só em Cristo, mas quando amamos nossos irmãos. E amamos com todas as suas imperfeições, fraquezas e pecados. Amamos mesmo quando nos desmoraliza, nos envergonha o nos chateia. Quando nos agride moralmente, verbalmente ou fisicamente, ou quando nos entristece. E isso é sério, não podemos brincar de evangelho ou de igreja. São nessas horas de provações que mostramos que somos diferentes do mundo, do contrário, não temos diferença nenhuma dos outros. Obviamente, teremos mais afinidade com uns e menos com outros, mas o perdão sempre estará em nossos corações e haverá disposição para andarmos juntos novamente.
Quem não se lembra da oração do Pai Nosso: perdoa as nossas ofensas, como perdoamos quem nos tem ofendido. Perdão requer atitude de reconciliação, não recusa, afastamento ou desprezo.
A igreja só terá sentido e crescerá quando esse mandamento estiver visível em nossas vidas não só em palavras, mas em nosso comportamento diário. Quando sentirmos prazer em nos reunirmos para celebrar a Cristo como ele nos ensinou. Para muitos é difícil, mas se deixarmos Deus conduzir nossas vidas Ele nos ensinará.
Eu mesmo digo que não concordo com todos, não apoio todas as atitudes e tenho dificuldade em aceitar muitas coisas em algumas pessoas, mas amo a todas. Aprendi a amar quando busco ter o mesmo sentimento que Cristo teve. E não amo de palavras, mas estou disposto a andar junto com quem eu puder estar. E sei que meu comportamento ou personalidade não agrada a todos, mas peço que me amem pois sou um pecador em processo de santificação. Devemos aprender a ouvir e também falar palavras de repreensão, críticas, incentivo, exortação, pois assim faziam os profetas. O amor busca a verdade e a unidade.
Se assim fizermos, seremos uma igreja forte, "imitando a Jesus encarnado na Terra e adorando a Cristo ressuscitado e glorificado". Isso é ser discípulo.
Boa semana a todos.
Marcel Bello
Nenhum comentário:
Postar um comentário