À espera do farol verde em um cruzamento de São Paulo, um rapaz morador de rua faz grandes acrobacias com quatro bolas de tênis. Impressiona-me em ver sua capacidade e habilidade, jogando a bola para cima de diversas maneiras, todas ao mesmo tempo, parando na cabeça. Abro o vidro do carro e pergunto a ele: - Ei amigo, onde você aprendeu a fazer tudo isso?- ele então me diz: - Aprendi na rua mesmo, com outro colega. Observava como ele fazia e fui treinando sozinho.
Aprendi então, em como somos capazes de superar limites quando há necessidades maiores. Como ele poderia estar melhor se se apresentasse num circo, ou em um palco. Infelizmente a vida não é assim para todos. Principalmente para a maioria das pessoas. Mas também, talvez jamais ele encontraria essa habilidade se não tivesse passando dificuldades.
Isso me mostra como posso conseguir coisas que jamais imaginaria realizar e ir atrás de meus sonhos e ideais. Pode ser que muitas vezes a necessidade baterá à minha porta e fará com que muitas habilidades escondidas que ainda tenho floreçam. E isso será uma dádiva que a vida fez eu descobrir. Mas também posso agora olhar para minha vida, minhas capacidades e habilidades e empreender todos meus esforços para criar, produzir, treinar e até descobrir dons e talentos que jamais imaginaria tê-los.
Como há artistas ocultos. Nós todos somos artistas. Vamos parar de achar que a vida é chata, é quadrada e limitada a um ambiente religioso, a um sistema de crenças, em ser um defensor da verdade para produzirmos beleza ao mundo, trazer arte às pessoas para que elas possam rir, se alegrar, serem estimuladas e juntos descobrirmos todos nossos talentos, para o bem comum.
Poucas moedas pude dar a ele naquele instante. Um ou dois reais. Mais do que isso, uma ambigüidade de alegria por ter aprendido aqueles malabares e uma angústia em seu coração pairava na alma daquele rapaz. Nós, sociedade pós-moderna e capitalista, somos especialistas em enterrar talentos e sonhos. O que nos resta; unirmo-nos a Deus a fim de resgatar a dignidade e a justiça da humanidade em todos os ambientes que conseguirmos. Acredito que Deus gosta disso, e espera isso de nós.
Boa semana a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário